Notícias de Moçambique - Apoio aos desnutridos


on 10-07-2014

Com votos de um bom fim de semana aí vai mais um dos meus testemunhos do meu trabalho neste contexto tão rico de histórias. Beijinhos e até breve.Eugénia

O casal Lino Mesa e Arlinda Botão foram pais pela décima nona vez, dando deste modo um enorme contributo para a taxa de natalidade infantil, para além de uma caso de extrema fertilidade! Das 12 gestações nasceram 19 filhos -5 gravidezes gemelares, uma gravidez de trigémeos e as restantes de apenas um filho ou seja 50% das gravidezes foram gemelares .É obra!

Esta última gravidez gemelar foi seguida aqui na consulta de grávidas.Tendo em atenção o risco que a mãe corria , foi proposto ao casal fazer uma cesariana electiva e laqueação de trompas, o que foi aceite pelo marido evidenciando, uma atitude muito responsável. Apenas 14 filhos estão vivos. Os bebes João e Lurdes Lino frequentam o centro de nutrição e são apoiados com leite adaptado, roupa, biberões e fraldas .Os irmãos orlando e Orlanda que frequentaram no ano de 2009 a nossa consulta estão de boa saúde.

O papá Lino acompanha sempre a esposa à consulta dos seus filhos, atitude muito rara neste contexto, onde as mães de crianças gémeas carregam os dois filhos (um nas costas e outro à frente). Ajuda a dar o biberão ao menino, dizendo “como come este menino !”


Nem dá para imaginar o que será ter tanta criança em casa. É como se fosse uma creche, um jardim infantil e” escolinha “ao mesmo tempo.