APD em Moçambique - Lar Arco Íris


on 05-07-2014

Açucena Lucas Zita e Adelina Paulo Langa após alguns anos de colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, na Cidade de Quelimane (Capital da Zambézia), tomando conhecimento da situação vivida por algumas famílias na região do Gurúè, lançaram mãos à obra e, na dependência da Diocese, criaram o projecto Arco Íris em 1999.
O seu principal objectivo, à semelhança da casa em Quelimane, era acolher crianças órfãs ou abandonadas. Pelo crescente número de crianças acolhidas sentiu-se a necessidade da construção de um espaço que colmatasse as dificuldades presentes e garantisse o futuro.

Ao longo do tempo, para além do trabalho com as crianças, muitas têm sido as solicitações por parte da população vizinha em géneros alimentares e outros, nomeadamente a ajuda na construção de palhotas.
Com a colaboração, de várias organizações não governamentais e donativos particulares, contando com a preciosa ajuda dos que apadrinharam as crianças foi possível iniciar e continuar este projecto.

O serviço a estas crianças no lar, passa por:
• Proporcionar os bens básicos (alimentação, vestuário, cuidados de saúde, etc.);
• Garantir o acesso à escola;
• Possibilitar uma formação moral conveniente;
• Instruir nos trabalhos da casa e da machamba (agricultura);
• Criar espaços de lazer e actividades recreativas.