Foi com uma paisagem deslumbrante, onde o rio Douro se encontra com o oceano Atlântico, que decorreu o XX Encontro de Padrinhos da APD no passado dia 8 de junho de 2025.
O Centro Social e Paroquial de Santo André de Canidelo, encheu-se de padrinhos e amigos para ouvir os testemunhos da recente viagem à Guiné-Bissau, realizada por um grupo diversificado de apaixonados por África. A partilha destes testemunhos foram moderados pelo galardoado jornalista da RTP, Filipe Pinto.
A abertura do encontro foi realizada, como habitualmente pela nossa presidente, Célia Queirós, que fez uma contextualização da génese da APD e do seu estado atual. Feito também um agradecimento especial ao Padre Almiro, membro da APD, pelo apoio dado quer a nível das instalações quer na organização da viagem à Guiné-Bissau.
Os testemunhos foram iniciados por Cristina Mendes, vice-presidente da APD, que fez a sua tão aguardada primeira incursão na Guiné-Bissau, terra que viu nascer o seu filho mais novo. Com uma ambivalência de sentimentos descreveu vários episódios vivenciados e que a fizeram regressar uma pessoa diferente.
Seguiu-se o testemunho de Sameiro Pereira, madrinha da APD, já várias vezes presente na Guiné-Bissau, inclusive em voluntariado, que falou sobre a sempre magia de voltar a este tão querido país e a experiência de contactar com as crianças e missões apoiadas pela APD em solo Guineense. Foi o testemunho do contraste entre quem vê África pela 1ª vez e alguém que já lá esteve várias vezes, mas sempre com algo a descobrir. Como também nos demonstrou o testemunho seguinte do José Aguiar que, apesar de várias vezes em África, fica sempre entusiasmado de regressar para dar apoio no âmbito da digitalização de resultados laboratoriais em hospitais locais.
Por último, o emocionante testemunho de José Gomes, ex-combatente octogenário, que regressou ao continente da terra vermelha com a secreta esperança de reencontrar um menino prodígio que tinha conhecido aquando do cumprimento do serviço militar na Guiné-Bissau. Hoje, esse menino, é um “homem grandi” sexagenário. Testemunhar o vídeo desse reencontro emocionou a plateia.
Houve de seguida um espaço para resposta a dúvidas e partilhas da assistência.
Envolvendo este alegre convívio, decorreu a exposição fotográfica de Olinda Morgado, com uma extraordinária seleção de fotos sobre o tema “Metamorfose”.
Para ajudar à digestão de tão fortes emoções, foi servido o “chá das 5”, reforçando o convívio entre convidados e plateia.
Com o sol já a pôr-se no horizonte, retornamos aos nossos lares, felizes e contentes por uma tarde tão bem passada num clima de paz, alegria e harmonia, sempre com África no coração de todos.