Hotel Ruanda


on 11-11-2005

Título: Hotel Rwanda
Realizador: Te rry George
Actores: Don Cheadle, Nick Nolte
Ano: 2005
Nacionalidade: EUA
Duração: 129min
Género: Drama
Este é mais um filme em que o seu contexto dramático baseia-se numa história verídica. Passado em África, com contornos de racismo, preconceito e violência. Em 1994, em Ruanda e num clima de guerra civil, em apenas três meses de repreensão dos Hutus sobre os Tutsis, um milhão de pessoas foram brutalmente assassinadas e crianças abandonadas. Paul (Cheadle) director de um hotel opta por dar guarida a vários Tutsis e sua família, ultrapassando em muito a lotação do hotel, ludibriando soldados e utilizando todas as suas influências. Mesmo com a sua vida em risco, Paul procura salvar o máximo de pessoas possível dentro do conflito que ele mesmo não compreende, ou não fosse ele Hutu e sua esposa Tutsi. Terry George assina aqui o seu filme mais interessante, com uma realização competente e sem lições de moral. Tenta ser fiel aos acontecimentos e conta com Cheadle em grande forma e um bom leque de secundários.
O que não deixa de ser inquietante é que Hutus e Tutsis, não apresentam entre si, diferenças físicas e mesmo culturais, tão distantes como aquelas que existem em povos de outros países do mundo, mesmo em países europeus. É um caso a pensar no que poderá a estar por vir nas sociedades mais desenvolvidas, ou será que África continuará a ser sempre vítima desses acontecimentos? Por vezes parece dar jeito a muita gente que assim seja.
Existem muitos filmes com temática semelhante, onde procura-se demonstrar a coragem, a solidariedade e a atitude de poucos perante as atrocidades de outros. É pena que assim seja, e que África tenha muitas dessa história por contar. Pior é sabermos de muitas delas pelo cinema porque não tivemos atento ao que nos rodeia. Mas ainda mais grave é vermos os filmes e permanecermo-nos indiferentes e não sermos capazes de fazer algo para ajudar a diminuir essas mesmas histórias.