África e Filme


on 27-09-2021

O rapaz que prendeu o vento é um filme de Chiwetel Ejiofor e conta-nos a história de William, um rapaz de 13 anos, que vive numa aldeia muito pobre em África, no Malawi. Ao longo do filme somos testemunhas da sua determinação, da sua força e da sua coragem, apesar de todas as vezes em que é impedido de realizar os seus sonhos. William não desiste daquilo em que acredita e, inspirado num livro que encontra na biblioteca da escola, tentará construir um moinho de vento capaz de produzir eletricidade e criar água. Esta sua vontade surge da situação de fome causada pelas cheias e, depois, pela seca severa que se abate sobre a sua aldeia, obrigando a que todos deixem de ter alimentos e forma de subsistência. Este menino, dotado de capacidades que ultrapassam a sua idade de criança, conseguirá salvar a sua aldeia com a sua capacidade de resiliência, persistência e superação.
É uma história baseada em factos verídicos que nos revela, de forma bastante fiel, a realidade de muitas populações em meios pequenos de África. Este retrato da fome, da violência, da pobreza e miséria extremas deixam-nos sentir uma tremenda compaixão pelas personagens desta história.
Um filme que pode ser visto em família e que serve de inspiração para todos nós: crianças e adultos.
Uma história que nos mostra que, quando queremos e persistimos, somos capazes de salvar o mundo em que vivemos e os que connosco habitam nele. SUGESTÃO BY MARTA ARRAIS